terça-feira, 26 de outubro de 2010

Histórico

        Em 07 de setembro de 1962, pelo Decreto de nº6.678, Publicado no MG de 09 de setembro de 1962, foi autorizada a criação do 2º Grupo Escolar de Tombos, denominado de Grupo Escolar “Marieta Guaríglia Bravo”, em homenagem à primeira professora de Tombos.
        Aos 2 (dois) dias do mês de maio de 1963, por ordem do Sr. Secretário de Educação, Sr. José de Farias Tavares, instalou-se no prédio da Loja Maçônica, dando início as atividades escolares do Grupo Escolar “Marieta Guaríglia Bravo”, onde funcionou até o termino da construção do prédio oficial, cujo terreno de 2.000 m² foi doado pelo Sr. Domingos Murucci. O Grupo Escolar “Marieta Guaríglia Bravo”, foi construído através do Plano Trienal  de Educação, quando era Governador do Estado o Dr. José de Magalhães Pinto e o Secretário de Educação, Dr. Aureliano Chaves.
        Nesta época, era Prefeito Municipal de Tombos o Sr. Sebastião Rodrigues de Souza e o engenheiro responsável pela obra, Dr. Adimar Monteiro de Paula. A conclusão da obra foi em julho de 1994, sendo o prédio denominado de Hortênsia Murucci em homenagem ao Sr. Domingos Murucci, por esta ser sua esposa.
        Após 18 anos de funcionamento, em abril do ano de 1982, foi realizada obra de ampliação do prédio escolar, através o Sistema Operacional de Educação CARPE, quando era Governador do Estado o Sr. Francelino Pereira e Prefeito Municipal o Sr. Antonio Guimarães de Almeida.
        O Grupo Escolar “Marieta Guaríglia Bravo”, passou a ser denominado de Escola Estadual “Marieta Guaríglia Bravo” e teve como diretoras quanto em rede Estadual as Professoras: Geralda Bastos de Souza, Stela Maria Cortat Campos, Wanda Maria Baroni, Lúcia Helena Oliveira Garcia, Vera Lúcia Bastos de Moraes, Maria Altina Rafael Gomes, Delania Lúcia Ventura Sobrinho.
        No ano de 1997, em contrapartida entre Município e Estado através da resolução da SEE nº 8.3267 de 13 de janeiro de 1998, publicado no MG de 15 de janeiro de 1998, col. 02 e lei Municipal nº 1.202 de novembro de 1997, a Escola “Marieta Guaríglia Bravo”, passou pertencer à rede Municipal de Ensino passando a denominar-se Escola Municipal “Marieta Guaríglia Bravo”. Sendo as Diretoras, Sandra Gavioli, Delania Ventura, Ana Paula Campos, Maria Augusta Barros Guerra Ramos, Célia Maria Machado Romeu, Valkiria Rosestolato, Rogério Sá Viana,  Maísa Gallo Guerra, Ana Lucia Furtado Borba e sendo atual Rosiania Carvalho Oliveira.
        Em decreto nº 060/2003, de 4 de novembro de 2003, instituiu-se o Ensino de nove anos de duração nas Escolas da Rede Municipal de nossa cidade. O prefeito Municipal Mateus Pereira Junior, no uso de suas atribuições legais com fundamento no art. 66, inciso VI e art. 91, inciso I, ambos da Lei Orgânica Municipal.

Um comentário:

  1. Eu fui aluno pioneiro nesta escola
    Tenho muito orgulho onde conclui meu ensino primário. Hoje com 67 anos relembrando minha história
    Muita saudade.

    ResponderExcluir